Associação Filantrópica

HENRI PESTALOZZI

Obra Social da Associação Espírita Missionários da Luz

Quem somos

A Associação Filantrópica Henri Pestalozzi nasceu inspirada nas ideias e experiências do professor suíço Johann Heinrich Pestalozzi. Erguida entre os bairros Parque das Nações e Jardim Acapulco, em Fernandópolis, cidade do interior do Estado de São Paulo, a Pestalozzi foi fundada oficialmente em 13 de agosto de 1999. Logo ela substituiu o atendimento social que realizava a Associação Espírita Missionários da Luz com a sua Casa da Criança, que amparava os necessitados desde 1992.

Porta aberta ao Amor, a Educação e a Natureza, a Associação Filantrópica Henri Pestalozzi já abrigou centenas de meninas e meninos do PETI –Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e SOS - Bombeiros - Resgate da Cidadania. Atualmente 40 meninas e meninos integram o projeto CABEÇA, CORAÇÃO E MÃOS - Lições de Vida Para um Mundo Novo. No período complementar ao horário escolar, elas são atendidas por profissionais que buscam desenvolve-las em várias atividades, criando e fortalecendo os vínculos pessoais e familiares. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, elas recebem a assistência de psicólogos e fonoaudiólogos; reforço escolar, aulas de dança, pintura, artesanato, fotografia e bordado. Uma vez por semana, futebol e piscina.

No meio do jardim da Pestalozzi, as crianças e adolescentes gozam de segurança, liberdade e dos prazeres da infância. Em relação de uns com os outros, exercitam a confiança e amizade. Debaixo do arvoredo, todos os dias, de segunda a sexta-feira, o badalo do sino convoca as meninas e meninos para as orações da manhã e tarde... para as refeições... e as múltiplas atividades. Tempo para o desenvolvimento intelectual, moral, da autoestima, da generosidade e da dominação das más paixões. Afinal, como esperar o aprimoramento da Humanidade, sem a melhoria do Homem, e como aguardar o Homem renovado, sem o amparo à criança?

Informativo

Henri Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi, professor e escritor, educou crianças para um mundo novo. Entre meninas e meninos órfãos, mendigas, tornou-se um igual para levantá-los do chão.

Wilson Granella

Wilson Granella, fotógrafo e escritor, fundou com amigos a Pestalozzi, obra social da Associação Espírita Missionários da Luz, em Fernandópolis, interior de São Paulo.

Biblioteca e Museu Chico Xavier

Espaço cultural de pesquisa com milhares de livros espíritas, alguns raros, além de pinturas e uma centena de peças com valor histórico.